sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CGADB não aceita, mas convenções regionais já ungem mulheres como pastoras

Ao contrário de muitas igrejas, a CGADB ainda não reconhece o ministério feminino
 
CGADB não aceita, mas convenções regionais já ungem mulheres como pastoras
Enquanto muitas igrejas aceitam a ordenação feminina, denominações com a Assembleia de Deus e Igreja Universal não consagram mulheres como pastora, apenas missionárias ou obreiras. O assunto é polêmico e levanta um debate que já dura por décadas. Mas apesar disso, no Brasil temos muitas bispas, pastoras e até mesmo uma apóstola como é o caso de Valnice Milhomens que foi ungida em 2001.
No time das mulheres pregadoras podemos ainda citar o nome da Bispa Sônia Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo, a primeira mulher a ser ungida como bispa no Brasil, posto hoje ocupado por centenas de mulheres em diversas denominações.
Hoje algumas Assembleias de Deus até reconhecem a ordenação de mulheres, como é o caso da Assembleia de Deus Madureira que reconheceu a cantora Cassiane como pastora. Atitude que abriu caminho para que outras mulheres do ministério também recebessem o título.
Mas na Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) esse assunto não entra em pauta, o presidente pastor José Wellington Bezerra da Costa e toda a diretoria da maior denominação evangélica do país não concorda com o tema e opta em não aceitar mulheres como pastoras em todas as suas igrejas, assunto já tratado na convenção geral de 2001.
Por outro lado algumas convenções regionais já começam a aprovar o ministério pastoral das mulheres, tanto que a  Convenção das Assembleias de Deus do Distrito Federal aprovou recentemente a consagração de pastoras. O projeto foi aprovado depois de muito debate e 70% dos correligionários (1,5 mil membros) decidiram em aceitar a ordenação feminina e até 2012 50 mulheres deverão ser avaliadas para o cargo.

Fonte: Gospel Prime

Nota:
No livro 100 mulheres que fizeram a história das Assembleias de Deus no Brasil constam as histórias de mulheres que foram pregadoras, ensinadoras, fundadoras e dirigentes de igrejas tais como Lina Nyström, Frida Vingren, Adina Nelson, Matilde Brusaca, Marieta Alves de Azevedo Melo, Irmã Estacília e Florência Silva Pereira, que pastoreou um campo com seis igrejas no Nordeste.

6 comentários:

  1. pode informar o motivo? há algum respaldo biblico?

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia não estimula consagrar mulheres a pastoras como também não proíbe a consagração. Os cabeças pensantes daCGADB tem que refletir muito...

    ResponderExcluir
  3. As mulheres cristãs são instrumentos de DEUS na Obra dEle porém NÃO EXISTE RESPALDO BÍBLICO para consagração ao Pastorado Feminino. Isso já foi debatido e decidido há anos nas AGO's da CGADB porém existem Convenções que rebeliadamente fazem isso. Fazer o que né ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Interessante coibir a consagração de mulheres a pastora, e ainda dizer q a bíblia não dá respaldo...
      Duas notórias mulheres eram pastoras de ovelhas, função era de homens e elas exerciam com extrema competência, ainda tem outro caso de outra outra mulher ocupando função de homem naquela época como o caso de Débora q além de profetisa foi a 4a juíza em Israel, e hj os homens não querem aceitar mulheres como pastoras, agem como se fossem donos da obra, sendo q o dono da obra é Deus, tais homens ainda imponhem julgo ao povo q eles não vivem....
      Mais cada um responde por si diante de Deus...
      A chamada e o ide, é para todos, e os q amam fazer a obra de Deus, sejam homens ou mulheres, Deus não faz a menor diferença entre cada um, já o homem falho quer ser mais q Deus....
      Lamentável.....

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Visitas

Obrigado. Volte sempre.

Quem sou eu

Nascido em 1963, na cidade de Silva Jardim, interior do Estado do Rio de Janeiro, filho de Isnério Borges de Moraes e Aquelina Araujo de Moraes. Seu pai, in memoriam, pastoreou igrejas Assembléias de Deus em Silva Jardim e Niterói (RJ). Seus dois irmãos mais velhos, Isaque e Isaías, são pastores em Niterói. Casado com a Dra Arilene Marques Corrêa de Moraes e pai de Sarah (17) e Timóteo (13). Formado em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembléias de Deus (Ibad), em Pindamonhangaba (SP). Graduando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Pastor-auxiliar na Assembléia de Deus de Niterói (Fonseca), RJ. Funcionário da Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD) desde 1980. Fez o curso Editorial Management (gerenciamento editorial)mantido pelo Institute Christian Publishing International (ICPI) da Cook Ministries em Colorado Springs (EUA). Esteve em vários países, entre eles, Israel,Coréia do Sul, Suécia e Portugal. Atualmente é o chefe do Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp), mantido pela CPAD.