quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VOCÊ SABIA... (1)

Fatos e curiosidades inéditas sobre as  mulheres na história das Assembleias de Deus


  • Que dos 18 crentes batistas de Belém do Pará que creram na mensagem pentecostal pregada por Gunnar Vingren e Daniel Berg, e fundaram a Assembleia de Deus em 18 de junho de 1911, 10 eram mulheres, ou seja, 55% do grupo (sem contar as outras mulheres que faltaram naquele dia). Logo, o grupo fundador assembleiano foi mais feminino do que masculino?
  • Que Frida Vingren foi ordenada solteira na Suécia em 1917 para ser professora de Bíblia no Brasil?
  • Que em 1921 a Igreja Filadélfia de Estocolmo da Suécia enviou um grupo com oito missionários para trabalhar no Brasil constituído de seis mulheres e dois homens?
  • Que 56,5% da força missionária sueca que atuou no Brasil de 1910 a 1976, eram mulheres?
  • Que Gunnar Vingren ordenou em 1924 a irmã Emília Costa como diaconisa na Assembleia de Deus em São Cristóvão, Rio de Janeiro?
  • Que Gunnar Vingren ordenou, em 1929, na primeira Escola Bíblica da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro, a irmã Deolinda Evangelista, como evangelista juntamente com o seu esposo, João Evangelista?
  • Que a discordância sobre o papel da mulher na igreja fez Gunnar Vingren e Samuel Nyström se separarem em 1929 e, por conta disso, Vingren fundou o jornal O Som Alegre no Rio de Janeiro?
  • Que a atuação de Frida Vingren e o ministério feminino na igreja, foram um dos principais motivos da “crise” que levou os pastores brasileiros a publicarem o manifesto em 1929 no jornal Boa Semente e a convocarem a primeira convenção geral das Assembleias de Deus no Brasil em 1930?
  • Que Frida Vingren, não conformada com a resolução da CGADB e como redatora do jornal Mensageiro da Paz, publicou o artigo “Deus mobilizando suas tropas” no qual convoca  todas as mulheres assembleianas a se convencerem que podem fazer mais do que tratar dos deverem domésticos saindo para pregar o evangelho?
Em breve, mais Você Sabia extraído do livro 100 mulheres que fizeram a história das Assembleias de Deus no Brasil.

3 comentários:

  1. Acho que faltou uma das primeiras mulheres que contribuiu e muito para o Evangelho no Brasil.
    Ela foi a 1ª Missionária no Mato Grosso e na Bolívia em 1944. JULIETA ANGELINA BRUNELLI. Deveriam fazer um adendo do nome dela na próxima edição desse livro. existem inclusive documentos e fotos que comprovam sua atividade na Assembléia de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Adelia estou pesquisando mais sobre a Missionaria informada.muito legal a divulgação. algum site ou link na o web?

      Excluir
  2. Interessante a informação Historica, com pouca divulgação na midia-"gospel"- e nas igrejas.

    Prezada Adelia estou pesquisando mais sobre a Missionaria informada.muito legal a divulgação. algum site ou link na o web?

    ResponderExcluir

Visitas

Free Counter Obrigado. Volte sempre.

Quem sou eu

Nascido em 1963, na cidade de Silva Jardim, interior do Estado do Rio de Janeiro, filho de Isnério Borges de Moraes e Aquelina Araujo de Moraes. Seu pai, in memoriam, pastoreou igrejas Assembléias de Deus em Silva Jardim e Niterói (RJ). Seus dois irmãos mais velhos, Isaque e Isaías, são pastores em Niterói. Casado com a Dra Arilene Marques Corrêa de Moraes e pai de Sarah (17) e Timóteo (13). Formado em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembléias de Deus (Ibad), em Pindamonhangaba (SP). Graduando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Pastor-auxiliar na Assembléia de Deus de Niterói (Fonseca), RJ. Funcionário da Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD) desde 1980. Fez o curso Editorial Management (gerenciamento editorial)mantido pelo Institute Christian Publishing International (ICPI) da Cook Ministries em Colorado Springs (EUA). Esteve em vários países, entre eles, Israel,Coréia do Sul, Suécia e Portugal. Atualmente é o chefe do Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp), mantido pela CPAD.