quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VOCÊ SABIA... (1)

Fatos e curiosidades inéditas sobre as  mulheres na história das Assembleias de Deus


  • Que dos 18 crentes batistas de Belém do Pará que creram na mensagem pentecostal pregada por Gunnar Vingren e Daniel Berg, e fundaram a Assembleia de Deus em 18 de junho de 1911, 10 eram mulheres, ou seja, 55% do grupo (sem contar as outras mulheres que faltaram naquele dia). Logo, o grupo fundador assembleiano foi mais feminino do que masculino?
  • Que Frida Vingren foi ordenada solteira na Suécia em 1917 para ser professora de Bíblia no Brasil?
  • Que em 1921 a Igreja Filadélfia de Estocolmo da Suécia enviou um grupo com oito missionários para trabalhar no Brasil constituído de seis mulheres e dois homens?
  • Que 56,5% da força missionária sueca que atuou no Brasil de 1910 a 1976, eram mulheres?
  • Que Gunnar Vingren ordenou em 1924 a irmã Emília Costa como diaconisa na Assembleia de Deus em São Cristóvão, Rio de Janeiro?
  • Que Gunnar Vingren ordenou, em 1929, na primeira Escola Bíblica da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro, a irmã Deolinda Evangelista, como evangelista juntamente com o seu esposo, João Evangelista?
  • Que a discordância sobre o papel da mulher na igreja fez Gunnar Vingren e Samuel Nyström se separarem em 1929 e, por conta disso, Vingren fundou o jornal O Som Alegre no Rio de Janeiro?
  • Que a atuação de Frida Vingren e o ministério feminino na igreja, foram um dos principais motivos da “crise” que levou os pastores brasileiros a publicarem o manifesto em 1929 no jornal Boa Semente e a convocarem a primeira convenção geral das Assembleias de Deus no Brasil em 1930?
  • Que Frida Vingren, não conformada com a resolução da CGADB e como redatora do jornal Mensageiro da Paz, publicou o artigo “Deus mobilizando suas tropas” no qual convoca  todas as mulheres assembleianas a se convencerem que podem fazer mais do que tratar dos deverem domésticos saindo para pregar o evangelho?
Em breve, mais Você Sabia extraído do livro 100 mulheres que fizeram a história das Assembleias de Deus no Brasil.

3 comentários:

  1. Acho que faltou uma das primeiras mulheres que contribuiu e muito para o Evangelho no Brasil.
    Ela foi a 1ª Missionária no Mato Grosso e na Bolívia em 1944. JULIETA ANGELINA BRUNELLI. Deveriam fazer um adendo do nome dela na próxima edição desse livro. existem inclusive documentos e fotos que comprovam sua atividade na Assembléia de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Adelia estou pesquisando mais sobre a Missionaria informada.muito legal a divulgação. algum site ou link na o web?

      Excluir
  2. Interessante a informação Historica, com pouca divulgação na midia-"gospel"- e nas igrejas.

    Prezada Adelia estou pesquisando mais sobre a Missionaria informada.muito legal a divulgação. algum site ou link na o web?

    ResponderExcluir

Visitas

Obrigado. Volte sempre.

Quem sou eu

Nascido em 1963, na cidade de Silva Jardim, interior do Estado do Rio de Janeiro, filho de Isnério Borges de Moraes e Aquelina Araujo de Moraes. Seu pai, in memoriam, pastoreou igrejas Assembléias de Deus em Silva Jardim e Niterói (RJ). Seus dois irmãos mais velhos, Isaque e Isaías, são pastores em Niterói. Casado com a Dra Arilene Marques Corrêa de Moraes e pai de Sarah (17) e Timóteo (13). Formado em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembléias de Deus (Ibad), em Pindamonhangaba (SP). Graduando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Pastor-auxiliar na Assembléia de Deus de Niterói (Fonseca), RJ. Funcionário da Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD) desde 1980. Fez o curso Editorial Management (gerenciamento editorial)mantido pelo Institute Christian Publishing International (ICPI) da Cook Ministries em Colorado Springs (EUA). Esteve em vários países, entre eles, Israel,Coréia do Sul, Suécia e Portugal. Atualmente é o chefe do Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp), mantido pela CPAD.